MASTERCLASS

O mais profundo é a festa, com Guto Borges, Kika do Baile da Serra, Thálita Motta e Belisa Murta

10 de dezembro, 19:00—20:00

A alegria como estratégia de perseverar na existência, a festa como modo de performar a alegria dos corpos políticos, o riso como nascente do oceano da carnavalização. “O mais profundo é a festa” foi o tema da tese defendida pela pesquisadora, artista, diretora, professora e figurinista Thálita Motta. Sua pesquisa percorreu movimentos políticos e artísticos de Belo Horizonte, com uma atenção especial à cena clubber da cidade, revelando o fenômeno cultural-urbano que nasce e cresce a partir de encontros, festas, vivências, performances e pessoas em praças, ruas, becos, parques, boates e esquinas. 

Para a nossa segunda MASTERclass do Festival Clubbers da Esquina, convidamos a pesquisadora Thálita para dialogar sobre os temas que atravessam sua pesquisa com Guto Borges e Kika, duas peças fundamentais para o entendimento dos desdobramentos políticos da ocupação festiva de Belo Horizonte. Guto Borges é historiador, músico e uma das principais referências do Carnaval de Rua de BH. Já Kika, ou Cristiane Pereira, é moradora do Aglomerado da Serra e Promotora Popular em Defesas Comunitárias. Produtora Cultural com mais de 16 anos de experiência, Kika é uma das principais mentes por trás do Baile Funk da Serra, um dos maiores do Brasil. 

Para fechar este time, Belisa Murta, nossa DJ residente e uma das cofundadoras do MASTERplano, também estará presente para experimentar essa confluência que articula techno, carnaval e funk pelas esquinas, ruas, praças, galpões e becos de nossa cidade.